AS 10 MAIORES DESCULPAS QUE VOCÊ USA PRA DESISTIR DOS SEUS SONHOS E COMO MUDÁ-LAS

Por que você não vive a vida que quer? Provavelmente porque está cheio de desculpas em vez de agir em direção a seus sonhos. Pessoas realizadas não têm desculpas para desistir, apenas razões para ter sucesso.

Elas não culpam o destino ou criticam as coisas ao seu redor. Elas assumem 100% da responsabilidade de tudo que fazem e recebem como missão em seus dias.

Você não é fraco. Você está com medo e precisa de algo para aumentar a sua confiança e começar de vez a correr atrás dos seus sonhos.

Abaixo listei as 10 maiores desculpas que a maioria das pessoas dão para desistir de seus objetivos. E o melhor, como você pode mudá-las e iniciar todos os seus projetos de vida.

1. Eu não quero arriscar

O que significa arriscar para você? Sair da zona de conforto? Fazer algo novo que ninguém jamais fez?

Você arrisca todas as vezes que vai dormir, pois pode não acordar. Você não dorme por causa desta possibilidade?

Na próxima vez que pensar no quão assustador é para você arriscar, pergunte a si mesmo: “Eu me arriscaria se soubesse que não acordaria amanhã de manhã?”

 

2. Eu não tenho tempo

Essa provavelmente é a desculpa mais comum. Você passa horas do seu dia dormindo, assistindo TV, espalhando fofocas sobre os outros e sentindo pena do seu destino.

Então é óbvio que você não tem tempo. Pessoas realizadas nunca gastam tempo em coisas que esgotam a sua energia em vão.

Você não tem falta de tempo, tem falta de prioridade. Quando seus sonhos se tornarem sua prioridade, você passará a ter tempo para eles. 

Mas como tornar algo prioridade depois de tanto tempo imerso na procrastinação?

Primeiro tenha clareza do que quer. Sente com você mesmo e converse, esteja aberto a negociações para o bem. Ter clareza do que se quer é o primeiro passo rumo aos seus objetivos.

Depois, torne isso sua prioridade numero 1. Aquela que te fará acordar todas as manhãs mais feliz e com vontade de evolução, crescimento e abundância.

 

3. Eu não mereço sucesso

Se você diz isso, então sua vida é um exemplo real de como você se vê. Se você se olha no espelho e não se reconhece, provavelmente é porque sua essência está defasada.

Olhar para si e ver uma pessoa de realizações e perseverança pode parecer difícil, mas é um dos passos iniciais para que a sua mente esteja setada para o sucesso.

Se você disser “Eu sou fod*, posso fazer isso. Eu vou tentar!” você viverá uma verdade diferente. A sua verdade. Aquela que estava trancada no fundo do seu eu interior.

 

4. Eu não sei nada sobre isso

Essa desculpa não deveria nem existir, mas ela está aqui entre as 10 mais ditas, acredite se quiser. Hoje pode-se aprender informações gratuitas na Internet sobre praticamente tudo que lhe interessa.

O grande problema é que as pessoas acham que deveriam “nascer sabendo”, quando na verdade, o momento certo de começar é agora.

Estudar cases de sucesso, pesquisar conteúdos em vídeos, textos, infoprodutos, e-books… O universo online está repleto de oportunidades e de aprendizados todos os dias.

Não espere o “momento certo”. Essa é uma das coisas mais sensatas que já ouvi. Definitivamente não haverá esse momento.

“Quando eu estudar mais, inicio.”

“Quando eu chegar a idade X, estarei mais experiente e capacitado.”

“Preciso deixar tudo perfeito antes de começar.”

Se você esperar pelo “momento certo”, você nunca sairá do lugar, pois sempre achará que não está pronto.

5. Não há oportunidades para mim

Oportunidades estão em toda parte. Você não as vê porque não acredita que eles existem. Olhe para os lados e veja quantas oportunidades estão esperando para você agarrá-las.

Quando você está aberto a novas oportunidades, você mesmo cria as suas. Pessoas realizadas estão criando oportunidades. Elas não estão esperando um milagre chegar.

6. Tenho medo de fracassar

Não há medo do fracasso, e sim, medo de sucesso. Insegurança lhe traz uma sensação de pânico.

“E se eu conseguir? Minha vida vai mudar; Eu não sinto que estou pronto para isso. Como vou gerir meu sucesso? Ser bem sucedido traz mais trabalho, mais obrigações.”

“Eu vou saber como lidar com tudo isso? Eu nunca tive tanto na minha vida.”

É seu foco no sucesso ou medo do fracasso?

Concentre-se no que você quer e no que é bom agora em sua vida e você alcançará cada objetivo.

 

7. Talvez eu deva ficar onde estou

Não, você não precisa ficar onde está se isso não o satisfaz. Sim, você tem que ser grato pelo seu presente, não importa o quão difícil seja. Mas não fique nele se você tiver a vontade de mudá-lo.

Você tem que sair de sua zona de conforto, sair do médio, sair do “ok, esta bom assim” e criar o novo.

Mude seus hábitos, dia a dia, com muito foco, ação e dedicação.

8. Meus objetivos são grandes demais. São inatingíveis

Não há objetivos pequenos ou grandes. Tudo está relacionado à maneira como os vê. Se alguns objetivos te assustam,  você dirá que não conseguirá realiza-los, pois está sonhando “alto demais”.

Dividir seu objetivo em passos diários é a melhor maneira para concretizá-los. Algumas das maiores pessoas do mundo não teriam sido tão grandes se tivessem metas pequenas.

Se Henry Ford não tivesse um objetivo “grande” para produzir em massa carros a preços acessíveis para os americanos de classe média, ele nunca teria conseguido.

Se Roger Federer não tivesse um objetivo “grande” para vencer os quatro torneios de Grand Slam, ele nunca teria vencido.

9. Tenho medo do que os outros vão dizer

Não posso deixar de confessar que já tive esse medo. Ele é um dos piores que se pode ter.

O medo de não se achar o suficiente pra outras pessoas pode influenciar diretamente em seus resultados.

O medo da crítica vem de sua infância. Você dependia da opinião de seus pais e de pessoas mais velhas em sua vida.

Você ganhou a crença de que você deve fazer o que os outros dizem para ser aceito. Sempre haverá alguém que não vai gostar de você e do jeito que você vive seus sonhos.

Você não precisa se adaptar aos outros, mas seguir seus sentimentos internos. Só assim você viverá livre do medo da crítica.

Uma das melhores sensações é dizer “Fuc* off!” para todas as críticas não construtivas. Isso dá uma sensação de liberdade e multiplica em centenas de vezes a sua vontade de crescimento.

 

10. Não sei por onde começar

Comece com algo que é a sua prioridade no momento. Você não vai chegar a lugar nenhum até que você aja. Se você apenas ler artigos sobre motivação e ficar no mesmo lugar, do que terá adiantado?

A maioria das pessoas tem dificuldades em “startar” algo. Mas você sabe por que isso realmente acontece?

Elas se acostumaram com o “médio”. Se acostumaram a acordar todos os dias em horários defasados e a dormir tarde. Se acostumaram  alimentar-se mal e a consumir conteúdos aleatórios à sua volta.

Quando você se tornar ativo, serão duas coisas diferentes. Não haverá mais desculpas para você desistir dos seus sonhos. Haverá apenas razões para concluir suas metas e objetivos!

As transformações começam de dentro para fora. Quando você menos esperar, terá notado uma pessoa mais leve, tolerante e atuante.

 

Conclusão

Talvez pedir para que você siga suas paixões, deixe tudo muito “solto”. Então, indico que você siga suas dúvidas.

Seguindo suas dúvidas você acabará encontrando respostas que nunca havia tido antes.

As suas dúvidas vão lhe trazer novas ideias e trilhas, vão lhe mostrar uma nova maneira de pensar e interpretar o mundo à sua volta.

Definir com clareza o que você quer é o primeiro passo em busca dos seus sonhos. E se você não tiver essa clareza no começo, não se preocupe.

À medida que você for se estudando e se conhecendo, você encontrará juntamente com a clareza, sua real essência.

Portanto, quando se lembrar de um objetivo e der alguma desculpe para ele, lembre-se de assumir 100% de responsabilidade sobre suas ações.

Lembre-se que aquele objetivo é seu e somente seu. Seja seu foco. Faça por você, não pelos outros.

 

E ai? Quantas dessas 10 desculpas você costuma dar para desistir dos seus sonhos?

Saia da inércia. Busque a excelência!

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado! Comente aqui embaixo o que achou 🙂

 

Obs: Acabou de ser lançado o novo e-book do Mude pra Ontem! 🙂

40 Hacks Para Uma Produtividade Milagrosa e o download é gratuito! =]

 

Gostou deste artigo? Assine a lista VIP gratuita e receba mais conteúdos inspiradores! 🙂 

 

21 primaveras completas. Empreendedora e blogueira apaixonada pelo mercado digital e a conexão entre pessoas online.

Criou conteúdos para sites, é amante de produção audiovisual, ingressou no e-commerce, social media e marketing digital.

Sua missão é inspirar pessoas a subirem para o próximo nível, mostrar que a revolução pessoal e digital está apenas no começo e que ainda há muito o que ser criado todos os dias.

“Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje.” – Karen Lumb

Jessika Mendes

21 primaveras completas. Empreendedora e blogueira apaixonada pelo mercado digital e a conexão entre pessoas online. Criou conteúdos para sites, é amante de produção audiovisual, ingressou no e-commerce, social media e marketing digital. Sua missão é inspirar pessoas a subirem para o próximo nível, mostrar que a revolução pessoal e digital está apenas no começo e que ainda há muito o que ser criado todos os dias. "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje." - Karen Lumb