7 BENEFÍCIOS QUE PROVAM QUE A MEDITAÇÃO TAMBÉM É PARA VOCÊ

A meditação é uma prática muito poderosa que tem sido usada há milhares de anos no mundo todo. Muitas pessoas quando ouvem falar, começam a imaginar vários monges no topo de uma montanha com as pernas cruzadas apreciando a natureza.

Mas na verdade, a meditação está ao alcance de todos e ela tem se tornado cada vez mais popular. Milhares de estudos já provaram os inúmeros benefícios que podem ser obtidos através da prática.

Neste artigo mostrarei os 7 dos benefícios mais extraordinários que podem transformar a sua vida! 😀

1. A meditação melhora o desenvolvimento do cérebro

meditação passo a passo como meditar melhor tecnicas

Um estudo realizado em Harvard, descobriu que praticar a meditação durante 8 semanas aumenta a densidade da massa cinzenta e desenvolve três partes cruciais do cérebro.

Hipocampo esquerdo

Região responsável pelo aprendizado, memória e principalmente em reter informações e transformar a memória de curto prazo em longo prazo.

Córtex cingulado posterior

Região que possui fortes conexões com outras áreas cerebrais e está relacionado com o controle emocional e a recuperação da memória.

Junção temporo-pariental

Região responsável pela percepção e ao processamento de informações. Também é responsável pela empatia e compaixão.

O mesmo estudo também descobriu que a prática por 8 semanas reduziu a amígdala cerebral: região associada ao medo, estresse e ansiedade.

2. Melhora as emoções

meditação passo a passo como meditar melhor tecnicas

Talvez os 3 pontos que mais afetam as pessoas sejam: depressão, estresse e ansiedade. Um estudo concluiu que pessoas que praticaram a meditação tiveram uma redução considerável nos três aspectos. E mesmo após 6 meses, os participantes ainda apresentavam resultados positivos.

Outro estudo analisou pessoas que haviam sofrido depressão no passado e concluiu que a prática de meditação diminuiu consideravelmente os pensamentos negativos e as disfunções cerebrais.

E ele foi ainda mais longe! Descobrindo que a meditação pode ser tão poderosa ou até mais que muitos medicamentos usados para tratar a depressão. 

E o melhor: sem efeitos colaterais e de graça.

Foi descoberto que a prática não somente ajuda a lidar com o estresse como também diminui drasticamente a quantidade dele.

Pesquisadores analisaram pessoas diagnosticadas com distúrbio de ansiedade generalizada e concluíram que meditar por apenas 8 semanas diminui significativamente os sintomas. Eles também observaram que a meditação foi mais efetiva que a grande maioria dos medicamentos normalmente usados.

3. Impulsiona a saúde e o bem-estar

meditação passo a passo como meditar melhor tecnicas

Um estudo que durou 5 anos, analisou centenas de pessoas com altos riscos de problemas cardíacos e constatou que a prática diária de meditação reduziu em 48% os riscos de ataques cardíacos, AVC’s e morte.

Em um estudo secundário com pacientes hipertensos, foi descoberto que após 3 meses de meditação, tiveram uma queda drástica na pressão sanguínea. Fato que levou a retirada dos medicamentos em muitos casos.

A meditação reduz o nível de inflamações no corpo, melhora a recuperação celular, a disposição de energia, e eleva em quase 50% a imunidade e em 65% o bem-estar.

Agora, o mais surpreendente de todos:

Elizabeth Blackburn, ganhadora do prêmio Nobel, descobriu que a prática provocou alterações genéticas, mais precisamente no tamanho dos telômeros.

Os telômeros estão fortemente associados ao envelhecimento das células. Telômeros curtos são sinais de envelhecimento acelerado. A prática de meditação diária desacelerou o encurtamento dos telômeros e o processo de envelhecimento.

Resumindo: a meditação pode prolongar a sua vida!

4. A meditação neutraliza dores

meditação passo a passo como meditar melhor tecnicas

Um estudo comparou mestres de meditação com pessoas não praticantes em um teste de dor. Todos os participantes tiveram suas atividades cerebrais monitoradas enquanto recebiam ondas de calor dolorosas.

Os mestres apresentaram menor atividade cerebral relacionado a dor, e apesar de ainda receber esses sinais nervosos, eles não sentiam tais dores no corpo.

Outro estudo surpreendeu ainda mais ao descobrir que a prática pode reduzir em cerca de 40% a intensidade da dor e 57% das dores.

Só para se ter uma ideia: muitos medicamentos utilizados para aliviar a dor, reduzem tipicamente algo em torno de 25%. 

5. Ajuda a superar hábitos ruins

meditação passo a passo como meditar melhor tecnicas

O hábito de meditar estimula o crescimento do Córtex pré-frontal dorsolateral, região do cérebro responsável pela força de vontade.  Consequentemente concluiu-se que meditar aumenta a capacidade de superar hábitos ruins e de criar novos hábitos.

Um estudo realizado em 2014 separou um grande número de alcoólatras em dois grupos menores que foram submetidos a um programa de recuperação de 8 semanas.

O grupo de controle seguiu o programa típico de recuperação, já o outro grupo, seguiu o plano e praticou meditação diariamente.

Um ano depois do término do tratamento, pesquisadores descobriram que 20% dos participantes que seguiram apenas o programa tradicional, tiveram recaídas.

Por outro lado, dos que praticaram meditação diariamente, somente 8% tiveram recaídas. A meditação reduz o desejo pelos hábitos ruins e aumenta a sensação de estar consciente.

6. Aumenta a concentração e a performance

meditação passo a passo como meditar melhor tecnicas

Em 2010, pesquisadores submeteram participantes a realizarem tarefas extremamente entediantes e repetitivas, como procurar por pequenas diferenças entre linhas, por exemplo.

Os pesquisadores descobriram que o grupo que havia meditado antes das tarefas, apresentou uma performance superior, sugerindo que a meditação aumentou a concentração dos participantes.

A meditação aumenta a atenção, resistência contra distrações e melhora o foco.

A prática diária de 20 minutos de meditação aumenta drasticamente a performance e habilidades cognitivas do ser humano.

7. A meditação pode te fazer muito mais feliz

meditação passo a passo como meditar melhor tecnicas

Um famoso estudo realizado em 2004 apresentou resultados impressionantes. As atividades cerebrais de pessoas que meditavam há anos foram analisadas por meio de eletrodos.

Os pesquisadores descobriram que elas possuíam 30 vezes mais quantidade de ondas gamma no cérebro comparados aos não praticantes. 

As ondas gamma estão fortemente associadas a diversas características:

 Inteligência

 Compaixão

 Auto Controle

 Felicidade

A prática diária de meditação aumenta a quantidade de emoções positivas no cérebro.

E ainda melhor:

Foi descoberto que a quantidade continuava subindo com a constante prática ao longo do tempo.

Conclusão

A meditação tem crescido cada vez mais ao redor do mundo e as pessoas estão descobrindo definitivamente seus benefícios extraordinários.

Se você ainda não é praticante e deseja começar, separei alguns bons vídeos gratuitos para lhe auxiliar. Eles me ajudaram muito quando iniciei a prática! 😀

Vídeos:

Meditação guiada – 10 minutos

Para quem nunca meditou

Caso você esteja interessado (a) em algo mais aprofundado com passo a passo e um mentor, aconselho o curso Serenamente – Meditação diária – O guia dos seis passos (link clicável afiliado) 😀


E aí? Que tal começar desde já a descobrir as maravilhas desta pratica milenar? 😀

Espero que tenha gostado deste artigo, ele foi inspirado no vídeo do canal Ilustradamente.

Te espero nos comentários! o/

Desejo boas escolhas e muito sucesso para você!

E-Book Grátis

meditação passo a passo como meditar melhor tecnicas

 

 

Gostou deste artigo? Assine a lista VIP gratuita e receba mais conteúdos inspiradores! 🙂

21 primaveras completas. Empreendedora e blogueira apaixonada pelo mercado digital e a conexão entre pessoas online.

Criou conteúdos para sites, é amante de produção audiovisual, ingressou no e-commerce, social media e marketing digital.

Sua missão é inspirar pessoas a subirem para o próximo nível, mostrar que a revolução pessoal e digital está apenas no começo e que ainda há muito o que ser criado todos os dias.

“Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje.” – Karen Lumb

Jessika Mendes

21 primaveras completas. Empreendedora e blogueira apaixonada pelo mercado digital e a conexão entre pessoas online. Criou conteúdos para sites, é amante de produção audiovisual, ingressou no e-commerce, social media e marketing digital. Sua missão é inspirar pessoas a subirem para o próximo nível, mostrar que a revolução pessoal e digital está apenas no começo e que ainda há muito o que ser criado todos os dias. "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje." - Karen Lumb