SAÚDE E BEM ESTAR: 7 DICAS MILAGROSAS QUE MUDARAM MINHA VIDA

Se você está aqui nesse artigo é por que muito provavelmente sua saúde e bem estar não estão como você gostaria que estivessem.

Acertei?

Mas calma! Perceber isso é crucial para dar os primeiros passos rumo à melhoria de ambos. 😀

Nesse mundo corrido, cheio de responsabilidades e tarefas, fica difícil para muitas pessoas conciliarem tudo à sua qualidade de vida.

E acredite, se eu estou aqui hoje escrevendo esse artigo para você, é por que eu sei exatamente o que você está passando agora.

Eu também me sentia assim! Você não está só. Desanimo, desmotivação e as vezes até tristeza fazem parte desse pacote. E tudo isso por perceber que não consegue aproveitar nem 50% do que seu corpo pode lhe oferecer.

Afinal de contas, nosso corpo é uma máquina maravilhosa que foi feita para manter-se acessa. 

Mas ter a saúde e bem estar alinhados parece algo complicado? 

Vemos e ouvimos tantas coisas sobre saúde, que pensamos precisamos usar óleo de cártamo, passar lama do Mar Morto no rosto e meditar na Cordilheira dos Andes para ter longevidade.

Mas não precisa ser assim. Na verdade, o segredo de uma vida estável está na simplicidade. Com isso, deixo aqui as 10 dicas milagrosas que mudaram completamente a minha vida! 😀

1 – Atividades físicas hoje, amanhã e pra sempre!

como ter uma vida saudavel saude e bem estar

Você já parou pra pensar quantas vezes deixamos de fazer algo que sabemos que nos faria bem? Como explicar o fato de simplesmente não fazermos aquilo que nos deixará mais leves e felizes?

Afinal, por que é tão difícil começar a praticar exercícios? Por que nós humanos sentimos tanta dificuldade nisso? A explicação se deve ao fato de que os exercícios físicos são contra a nossa natureza.

Você já viu algum animal correndo pra perder peso ou fazendo natação pra melhorar a produção de dopamina e endorfina, por exemplo? Muito provavelmente não.

Nós não gastamos energia em vão. Nosso cérebro está conectado ao gasto de energia em 3 grandes situações:

1 – Acasalamento
2 – Alimentação
3 – Fuga de predadores

Com essas 3 necessidades satisfeitas, nós ficamos parados descansando, poupando energias pra quando precisarmos.

Nossos cérebros foram moldados em uma época escassa. Por isso tendemos a comer o máximo de alimento possível e depois ficamos parados como os nossos ancestrais faziam.

Se você já fez exercícios alguma vez na vida, sabe que o início é muito ruim, o meio é suportável mas é o final que vale a pena. Os hormônios e neurotransmissores irão aflorar e você sentirá aquela sensação incrível de “Missão cumprida! Eu consegui!”

Ali você sente que valeu o esforço, que abdicar de algumas coisas valeram a pena. Mas antes disso só consegue pensar: “O que eu to fazendo aqui? Eu poderia estar dormindo agora.”

Preciso confessar que eu fiquei praticamente 4 anos sem exercícios físicos e isso me levou a um grande ganho de peso, baixa autoestima e qualidade de vida. Voltar foi muito difícil, mas posso afirmar pra você que valeu cada segundo.

Hoje eu estou 17KG mais magra e com minha saúde e bem estar nas alturas! 😀

2 – Eu diminui bruscamente minha taxa de procrastinação

como ter uma vida saudavel saude e bem estar

Não adianta! Nós somos eternos procrastinadores. Temos o dom de deixar as coisas para depois. Não demora muita pra percebemos que estamos com cara de cachorrinho tristonho.

Tudo em excesso faz mal. E não seria diferente com o ato de procrastinar.

Pra amenizar a minha situação e me ajudar, diminui bruscamente meu nível de deixar tudo para depois. Eu comecei a determinar metas em qualquer coisa que eu fazia. Qualquer coisa mesmo. Isso foi desde a acordar mais cedo até a passar fio dental mais vezes.

“Mas Jessika, parar de procrastinar é muito difícil. Eu não consigo!” 

Na verdade você não consegue por que ainda não encontrou os motivos pra isso. Ou talvez você até os tenha, mas ainda não os tornou uma prioridade em sua vida.

A gente sabe que empurrar as coisas com a barriga às vezes é quase automático, mas esse hábito não é nada bom para nossa saúde e bem estar.

Deixar para depois, enrolar, cogitar… Não importa se você está evitando fazer alguma tarefa porque não gosta da ideia ou porque ela é chata. Se você precisa fazer, então simplesmente faça! 

Isso vai ativar uma coisa maravilhosa no seu cérebro chamada gatilho mental. Sua mente vai receber pequenas e várias doses de motivação. 😀

Afinal de contas, se você está concluindo as tarefas chatas, por que não concluir aquelas que vão trazer grandes resultados para você?

Perder tempo reclamando ou procrastinando não vai fazer com que uma solução mágica apareça. Na verdade, adiar o inadiável só vai minar o problema em sua cabeça.

A dica de ouro é fazer o que é necessário e depois se permitir a algum tipo de recompensa. Pense em algo que gosta muito, que é palpável e que te fará muito bem!

Obs: Não vale trapacear! Se a sua meta é emagrecer, não vale se recompensar com um mega rodízio de massa toda semana. 

3 – Eu tornei o sol um dos meus melhores amigos

como ter uma vida saudavel saude e bem estar

Lembro-me que há algum tempo eu não gostava muito de estar exposta ao sol. Mas depois que descobri todos os benefícios dele, passei a aproveitar o máximo que podia me oferecer.

E eu preciso te contar que os resultados tem sido espetaculares! 😀

Uma das coisas maravilhosas que o sol pode nos dar é a famosa Vitamina D, cuja carência está relacionada a várias doenças, inclusive a osteoporose, já que o organismo precisa dela para fixar e fortalecer o cálcio.

Depois de fazer testes e pesquisar bastante eu percebi que os melhores resultados vem de 15 a 30 minutos de banho de sol diário entre 7 e 10 da manhã.

O pequeno ato de se expor ao sol é capaz de regular a produção de melatonina à noite, o hormônio responsável por uma boa noite de sono. Sem ele, nosso corpo não entende a hora certa de dormir.

Tomar sol regularmente ajuda a prevenir a depressão, pois regulariza a produção de diversos hormônios responsáveis pela saúde e bem estar.

Obs: Não use protetor solar nesse curto banho de sol. Caso use, estará bloqueando os benefícios que o sol pode lhe proporcionar. Entretanto, se você se expor por mais de 30 minutos, o jogo muda. Aí sim é necessário o uso de um  protetor indicado para o seu tipo de pele. Fique atento aos raios UVA e UVB, pois eles são nocivos à nossa saúde. 

4 – Eu passei a comer comida de verdade

como ter uma vida saudavel saude e bem estar

E quando eu digo isso, não estou falando daqueles alimentos extremamente caros e raros de serem encontrados. Eu comecei a consumir muito menos alimentos transgênicos.

Esses alimentos são produzidos com base em organismos que, através da engenharia genética, sofreram mutações específicas em seu DNA.

Quando eu percebi o número de besteiras, guloseimas e porcarias que eu empurrava pra dentro do meu organismo, fiquei em choque.

Na verdade, a gente sempre acha que é completamente normal consumir todos esses alimentos, e que se eles estão ali na prateleira com um selo da ANVISA, é o que importa. As vezes nem isso olhamos, na verdade. 

Alimentos processados perdem enzimas, vitaminas, fibras e a grande maioria da energia vital.

O ser humano é uma espécie de aproximadamente 2,7 milhões de anos, e a indústria alimentícia chegou logo após a 2º Guerra Mundial. Isto é, nem chegamos ainda ao centenário dos alimentos industrializados em nossas dietas. 

A obesidade e diversos tipos de câncer nunca foram tão comuns. Até pouco tempo atrás não sabíamos que consequências o excesso de conservantes, corantes, agrotóxicos poderiam impactar em nossa saúde.

Mas você acha que as grandes empresas ligam? Claro que não. Elas estão ricas demais para pensarem se as pessoas estão morrendo com tudo isso.

Então quem deve se importar? Sim, você. 

Depois que eu passei a me importar, além de limpar completamente meu organismo, me sentir mais viva e forte, eu passei a economizar incrivelmente o valor que eu gastava com alimentação. 

Afinal de contas, se você parar pra pensar, a maioria dos gastos com comida são com besteiras e guloseimas que estão minando nossa saúde e bem estar.

5 – A qualidade dos seus relacionamentos vai te surpreender

como ter uma vida saudavel saude e bem estar

Amizades, relacionamentos amorosos ou família. Não importa em qual campo você esteja, aprender a manter relações que não são tóxicas é uma das coisas mais importantes para a sua saúde e bem estar.

É preciso estarmos longe de quem nos agride psicologicamente ou fisicamente. Se a pessoa com quem você está é do tipo que faz críticas a todo o momento, que reforça o quão “incompetente” você é, talvez esteja na hora de repensar essa situação.

As vezes cometemos o erro de vivermos em torno de uma pessoa só. Com isso construímos o chamado ciclo único, onde uma única pessoa é responsável pela sua motivação, sorrisos, decepções ou qualquer outro sentimento.

Relações de baixa qualidade diminuem consideravelmente sua autoestima e saúde mental.

Uma das frases mais geniais que já vi e que faz muito sentido para mim é “Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive.”

Pare um pouco para refletir: como está a média das pessoas com quem você se relaciona? Elas estão somando algo a você nesse momento? Elas estão te fazendo mal?

Não é vergonha admitir quando alguém não está pronto para ser seu amigo, companheiro ou qualquer outro tipo de relação. Se você perceber que não existe mais motivos para manter aquele elo, é a hora de se desvincular daquela pessoa.

6 – Gorduras saudáveis são essenciais para a saúde e bem estar

como ter uma vida saudavel saude e bem estar

Antes de pesquisar e entender as melhores gorduras, eu achava que todas elas eram sempre ruins. Afinal, a palavra gordura já remete automaticamente ao nosso cérebro como algo nocivo.

As melhores opções para cozinhar para uma saúde e bem estar excelentes são o óleo de coco e o ghee (uma espécie de manteiga clarificada), pois aguentam melhor as temperaturas altas sem saturar. O ghee é a manteiga purificada, sem caseína e lactose.

Óleos vegetais prensados a frio também são excelentes. Um exemplo conhecido é o azeite de oliva. Outras ótimas fontes de gorduras boas são as nozes, amêndoas, castanhas, além de frutas frescas como coco e abacate.

As gorduras presentes em peixes de água fria como salmão, atum e sardinha são ricas em ômega 6. Isso ajuda muito a diminuir o seu colesterol ruim.

Hoje as que eu mais uso são: óleo de coco, castanha, coco, abacate e atum. 😀

7 – Eu me coloquei em primeiro lugar

como ter uma vida saudavel saude e bem estar

Essa parece uma dica extremamente simples, e realmente é. Só que o grande X da questão é que a gente sempre deixa ela por último, assim como eu a deixei aqui nesse artigo.

E sabe por que todo o resto dá errado? Por que você simplesmente não se colocou em primeiro lugar. Quando você coloca sua saúde e bem estar no topo, você sente o impacto de não se valorizar.

Tenha um motivo!

Por que você vai acordar 01:00 mais cedo? Por que você vai dormir 01:00 mais tarde? Por que você vai se submeter a algo e abdicar de outras coisas aparentemente importantes?

Por que realmente você quer fazer isso?

Tenha claro os motivos por estar procurando uma saúde e bem estar melhoradas, por que quando tudo ficar extremamente difícil, você precisará se lembrar deles para se sentir mais forte. Se isso não for uma prioridade em sua vida, você irá desistir várias e várias vezes.

Afinal, você quer ou não ter uma boa saúde? Se sim, reflita sobre o por que de você gastar tanta energia cuidando dos seus bens materiais como um carro, por exemplo, e não da sua saúde e bem estar.

Você vale muito mais do que seus bens materiais. Então por que não cuidar de si da mesma forma?

Gostou dessas dicas e achou relevante? Que tal implantá-las na sua rotina?

Apresentei a você as 7 dicas milagrosas que mudaram a minha vida. Minha saúde e bem estar estão bem melhores agora! 😀

Ler esse artigo foi apenas o primeiro passo para você alcançar suas melhorias. Se você não colocar em prática e desenvolver cada ação, muito provavelmente terá imensas dificuldades daqui pra frente. 🙁

E-book grátis

Para potencializar ainda mais seus resultados, separei o meu e-book gratuito para você! Nele estão as 10 estratégias que as pessoas bem sucedidas usam em suas vidas para alavancar seus resultados! Basta clicar no botão e efetuar seu download! 😀

como ter uma vida saudavel saude e bem estar

Lembre-se de compartilhar esse artigo com os seus amigos que precisam da mesma informação. Isso pode ser realmente útil para eles! 😀

Comente aqui embaixo o que achou de tudo isso! Te encontro numa próxima! o/

Desejo boas escolhas e muito sucesso pra você!

Gostou deste artigo? Assine a lista VIP gratuita e receba mais conteúdos inspiradores! o/

21 primaveras completas. Empreendedora e blogueira apaixonada pelo mercado digital e a conexão entre pessoas online.

Criou conteúdos para sites, é amante de produção audiovisual, ingressou no e-commerce, social media e marketing digital.

Sua missão é inspirar pessoas a subirem para o próximo nível, mostrar que a revolução pessoal e digital está apenas no começo e que ainda há muito o que ser criado todos os dias.

“Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje.” – Karen Lumb

Jessika Mendes

21 primaveras completas. Empreendedora e blogueira apaixonada pelo mercado digital e a conexão entre pessoas online. Criou conteúdos para sites, é amante de produção audiovisual, ingressou no e-commerce, social media e marketing digital. Sua missão é inspirar pessoas a subirem para o próximo nível, mostrar que a revolução pessoal e digital está apenas no começo e que ainda há muito o que ser criado todos os dias. "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje." - Karen Lumb

  • Edmarques Costa

    Muito boas as dicas e eu realmente estava precisando ler (ouvir) isto… Tem uma musica do Vander Lee que se chama “Meu Jardim”, e diz exatamente bem resumido … ” eu vou cuidar do meu jardim, vou cuidar mais de mim”.

    • Isso aí, Edmarques! =]

      Fico feliz que tenha gostado das dicas! <3