COMO TER MAIS CRIATIVIDADE SEM UM SUPER DOM: 5 TÉCNICAS INFALÍVEIS

Como ter mais criatividade? Essa foi uma pergunta que me fiz várias vezes há algum tempo…

Mas você sabe realmente o que significa criatividade? O termo em si consiste em encontrar métodos para realizar tarefas de uma maneira nova ou diferente do habitual.

Existem outros nomes ligados a criação de novas ideias como: inventividade, pensamento original ou imaginação construtiva.

No geral, criatividade está relacionada a criação de algo novo que satisfaz de forma leve os propósitos e ideais. Já reparou no quão ficamos felizes quando percebemos que pensamos em algo novo e de forma diferente?

como ser mais criativo e ter melhores ideias inovadoras

Há quem diga que quem tem alta criatividade é uma pessoa diferente e beneficiada desde sua nascença. Entretanto, não é isso que ocorre. Estudos feitos mostram que existem maneiras eficazes de transmitir e trabalhar sua criatividade.

Um dos pintores mais importantes de toda a história da arte foi Van Gogh, mas mesmo assim, esse artista praticamente não fez sucesso enquanto estava vivo. Os problemas de depressão dos quais foi vítima, em vários momentos se refletiram em sua obra.

A história de Van Gogh nos mostra um contexto que é muito falado: como ter mais criatividade por meio de treino e disciplina?

A criatividade é um benefício? Algo soberano? Nós nascemos com ela ou podemos aprender dia após dia?

E se podemos aprender, quais as melhores técnicas para desenvolver a criatividade?

A criatividade pode ser moldada e você vai entender o por que

como ser mais criativo e ter melhores ideias inovadoras

Primeiramente, se você acha que não é uma pessoa criativa, ou que não tem nenhum talento e dom especial, está no lugar certo.

Você acredita que as pessoas mais criativas e inovadoras do mundo nasceram assim ou foram masterizando e se disciplinando com o tempo?

Em um estudo, a Harvard concluiu que a criatividade é uma habilidade que depende 85% de conhecimento e treino. Somente os 15% restantes vem da sua aptidão natural para ela.

Ou seja, talvez o Van Gogh tenha nascido “15% talentoso”, mas o que realmente fez com que ele se tornasse um dos maiores artistas da história?

E a resposta é muito simples:

O trabalho duro para desenvolver a sua criatividade durou 10 longos e dolorosos anos. 

“Mas Jessika, eu vou precisar de 10 anos para ser mais criativo?”

Não necessariamente. O X da questão aqui é entender que você não precisa de nenhum dom especial ou ser “soberano” para saber como ter mais criatividade e ser de fato criativo.

Você pode sempre treinar e o passo numero um é tirar da sua cabeça todos os dogmas que você aprendeu sobre ser criativo. 

Mas por que você faria isso?

Vou te dar uma grande razão:

A criatividade foi considerada ser um dos 3 principais fatores para alcançar o sucesso em qualquer parte da vida. Se você busca sucesso em algo, precisará descobrir como ter mais criatividade.

Não se prenda ao mito de que ser criativo está ligado somente a profissões como publicidade, design ou artes.

como ser mais criativo e ter melhores ideias inovadoras

Pessoas criativas dedicam-se a assuntos sobre os quais elas nada sabem só pelo hobby, sem um objetivo forte. Mas o segredo é que depois, elas usam essas ideias de forma recombinada para resolver problemas.

Neste artigo, você descobrirá 10 técnicas infalíveis sobre como ter mais criatividade. Vem comigo! 😀

1. Consuma conteúdo de qualidade

como ser mais criativo e ter melhores ideias inovadoras

Saia do básico de consumir sempre o mesmo tipo de conteúdo, ainda mais se ele for algo vazio como programas da televisão aberta ou grandes portais de notícias.

Experimente ler coisas novas que nunca leu, assistir a bons filmes e documentários, ouvir um estilo de música diferente ou um podcast de uma nova pessoa ou grupo.

Vou te dar um exemplo pessoal do que faço sempre e que ativa minha criatividade:

Eu a assisto dezenas de vídeos por dia.

“Tá, Jessika. Legal. Mas isso muita gente faz!”

É aí que eu te pergunto: será que os vídeos que você anda assistindo, agrega valor a sua criatividade e conhecimento? Será que alguns desses conteúdos tem te mostrado como ter mais criatividade?

Procure por novos canais no You Tube e novas mentes. O novo é uma das maiores chaves para uma criatividade excepcional! 😀

2. Seja um eterno questionador

como ser mais criativo e ter melhores ideias inovadoras

Sempre fui muito curiosa e questionadora com tudo. Nunca entendi alguns padrões e por que eles eram nos impostos.

Entretanto, a qualidade das minhas perguntas não eram muito boas. Eu sempre estava em busca das respostas antes mesmo de ter uma boa razão, ou seja, uma boa pergunta.

como ser mais criativo e ter melhores ideias inovadoras

Se você aceita a realidade como ela é, sem questionar nada, não há como aumentar a criatividade.

Platão sempre dizia que a criatividade estava ligada ao grande apetite por aprendizado. Quanto mais curioso você for, mais criativo será.

3. Viva e trabalhe em ambientes estimulantes

como ser mais criativo e ter melhores ideias inovadoras

Empresas como Google, Apple, Facebook, Splash e outras milhares, mantêm em suas sedes um ambiente que estimula a criatividade. Além de ambientes super coloridos e atraentes, existem lazeres que provavelmente você só encontraria em um clube.

Essas empresas não fazem isso só por que é “bonitinho”.

Em uma economia competitiva e capitalista, o foco está diretamente ligado à entrega. Dezenas de pesquisas já provaram que o ambiente em que vivemos e/ou trabalhamos tem papel crucial para estimular a criatividade e novas ideias.

como ser mais criativo e ter melhores ideias inovadoras

Não se trata apenas de um ambiente, mas também da liberdade de mostrar suas ideias sem se sentirem presos ou repreendidos, de sobrar tempo para os projetos paralelos em suas vidas e de se distraírem quando precisarem.

Se a sua casa e local de hard work está longe disso, você pode personalizar a sua mesa de trabalho. Inclusive foi o que fiz e o resultado ficou incrível! Dá uma olhada! =D

como ser mais criativo e ter melhores ideias inovadoras

Esses post it’s tem um preço super acessível. Dezenas deles custam em média R$ 5,00. Caso prefira baixar e imprimir em sua casa, fique à vontade! Clique aqui para download do arquivo gratuito.

4. Não tenha medo de errar

como ser mais criativo e ter melhores ideias inovadoras

Devo afirmar que é fácil fugir e desistir. Não tentar é confortável para os que não querem se machucar e se decepcionar.

É importante termos em mente que o coração nem sempre sente o certo. A vida pode ser mais do que uma segunda-feira opaca e uma sexta-feira agitada.

Se renove todos os dias. Escaneie suas atitudes, seus objetivos e seu cérebro. Não tenha medo de errar.

como ser mais criativo e ter melhores ideias inovadoras

O mundo está precisando de pessoas corajosas, de pessoas que não tenham medo de demonstrar o que sentem, seja como for. Com textos, vídeos, poesias, músicas e gestos. Demonstre.

Sinta na pele sua essência, sabedoria e criatividade. Sinta o que te faz bem, aquilo que você realmente quer. Só assim você saberá como ter mais criatividade.

“Mas Jessika, e se eu me machucar?”

E se eu perder?”

No começo deste artigo, lhe disse que você precisava ser uma pessoa questionadora, mas isso esta relacionado ao fato de questionar o que te faz mal ou o que a sociedade impôs de maneira convicta do que é certo ou errado. 

O ponto aqui é não levar algo como verdade absoluta. Não acredite em tudo que lhe dizem, apenas teste. Assim, você verá com seus próprios olhos o que funciona pra você.como ser mais criativo e ter melhores ideias inovadoras

Pare de viver o “e se”, de viver por metades. Você nasceu com vida, com chances incríveis e um dom maravilhoso.

Por que não aproveitar nossa passagem da forma mais incrível possível? 😀

5. Valorize suas ideias. Não deixe que os outros te influencie de forma negativa

como ser mais criativo e ter melhores ideias inovadoras

Quando você descobre sua missão de vida ou tem uma grande ideia, você ofenderá pessoas.

Sim, você não entendeu errado. Você ofenderá dezenas, centenas ou milhares de pessoas. 

E sabe por que?

Porque você saiu da inércia, do médio e do “ok, ta bom assim do jeito que tá”.

Pablo Picasso já dizia que todas as crianças nascem artistas. “O problema é manter -se artista depois de crescido”.

como ser mais criativo e ter melhores ideias inovadoras

Aquelas brincadeiras de mal gosto que faziam com você na infância sobre seus desenhos, sua letra diferente ou sua maneira diferenciada de pensar, talvez pudesse ter te afetado.

Por sorte, ninguém pode acabar com sua criatividade sem sua autorização. A maioria dos grandes artistas não davam a mínima para a opinião dos outros.

Valorize suas ideias, mesmo que ninguém mais as valorize.

Conclusão – Como ter mais criatividade

como ser mais criativo e ter melhores ideias inovadoras

Mesmo que você pense que as pessoas criativas nasceram com um dom especial, lembre-se que isso faz parte somente de 15% de todo o mundo criativo. 

85% depende da sua vontade de exercitar e aprender cada vez mais a ser inovador e criativo.

Entretanto, o maior segredo da criatividade e autenticidade é saber equilibrar as críticas que você receberá com as centenas de elogios.

Como o Geronimo Theml diz nesse vídeo:

3% das pessoas vão falar mal de você, vão reclamar de coisas inúteis e tentar rebaixa-lo. Mas 97% vão amar o que você faz, suas ideias e presença.

Quando você vive a vida pra agradar os 3%, sabe o que acontece?

Eles nunca se agradam. 

Quando você abandona os 3% e vive pros 97%, você volta a ser você mesmo. 

E ai, vivendo sua vida pros 97% que te amam e te acompanham de verdade, será possível que alguns desses 3% se tornem admiradores da sua arte e criatividade. 🙂

Isso irá gerar um ciclo infinito de boas e duradouras ideias!


E aí? Gostou dessas dicas sobre como ter mais criatividade? O que você acha que poderia fazer nesse exato momento para melhora-la?

Me conta aqui nos comentários! Vou adorar saber e interagir com você! o/

Vou ficando por aqui. Desejo boas escolhas e muito sucesso pra você! =]

Gostou deste artigo? Assine a lista VIP gratuita e receba mais conteúdos inspiradores! 😀

 

21 primaveras completas. Empreendedora e blogueira apaixonada pelo mercado digital e a conexão entre pessoas online.

Criou conteúdos para sites, é amante de produção audiovisual, ingressou no e-commerce, social media e marketing digital.

Sua missão é inspirar pessoas a subirem para o próximo nível, mostrar que a revolução pessoal e digital está apenas no começo e que ainda há muito o que ser criado todos os dias.

“Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje.” – Karen Lumb

Jessika Mendes

21 primaveras completas. Empreendedora e blogueira apaixonada pelo mercado digital e a conexão entre pessoas online. Criou conteúdos para sites, é amante de produção audiovisual, ingressou no e-commerce, social media e marketing digital. Sua missão é inspirar pessoas a subirem para o próximo nível, mostrar que a revolução pessoal e digital está apenas no começo e que ainda há muito o que ser criado todos os dias. "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje." - Karen Lumb