OS 7 SIMPLES MOTIVOS QUE LEVAM VOCÊ AO FRACASSO E COMO SE LIVRAR DELES + DICA BÔNUS

como nao chegar ao fracasso

Você sabe exatamente o que te leva ao fracasso?

E se você descobrisse como transformar seus hábitos ruins de uma vez por todas, modificando toda a sua vida?

Acha que estou exagerando ou sendo sensacionalista?

Esse artigo vai lhe provar que não! (E talvez você leia muitas verdades sobre o que está acontecendo aí dentro).

Já parou pra pensar por que algumas pessoas que tem tudo para dar certo, que tiveram uma boa base familiar, com bons investimentos na educação, ainda assim não conseguem concretizar grandes feitos em sua vida?

Enquanto outras, que não tiveram acesso às mesmas oportunidades ou foram consideradas inferiores pela sociedade, viraram o jogo e conquistaram vitórias incríveis?

Alguns bons e conhecidos exemplos:

Oprah Winfrey, Apresentadora americana – De origem pobre, Oprah ganhou bolsa de estudos da Tennessee State University e tornou-se a primeira mulher negra a ser correspondente da TV norte americana, com 19 anos. Em 1983 ela se mudou para Chicago para trabalhar em um Talk Show, que mais tarde que mais tarde levaria o nome da apresentadora: “The Oprah Winfrey Show”.
como nao chegar ao fracasso


Won Chang, Fundador da Forever 21 – Chang e sua esposa, Jin Sook não tiveram uma mudança fácil da Coreia do sul para os EUA, em 1981. Ele trabalhou em 3 empregos ao mesmo tempo para cobrir as despesas e foi considerado um fracasso para as pessoas. Seus empregos eram como faxineiro, frentista e atendente em uma cafeteria. Sua vida começou a mudar quando lançou a primeira loja de roupas em 1984.

como nao chegar ao fracasso


Ralph Lauren – Fundador da grife que leva seu nome – Um dos mais importantes estilistas do século XX, Ralph já trabalhou como balconista na Brooks Brothers. 

como nao chegar ao fracasso


Thomas Edison, Inventor da lâmpada – Bem antes de ser conhecido por seus sucessos, Thomas Edison foi considerado “muito burro para aprender qualquer coisa”, de acordo com um de seus primeiros professores. “Eu não fui um fracasso 10.000 vezes. Eu fui bem-sucedido pois encontrei 10.000 maneiras que não funcionam.”

como nao chegar ao fracasso


J.K. Rowling, escritora criadora da saga Harry Potter – Antes de J.K. Rowling alcançar o grande sucesso com Harry Potter ela estava falida, era uma mãe solteira divorciada lutando para sobreviver com um programa de ajuda do governo. Em questão de alguns anos, após ser rejeitada por várias editoras, a série decolou o que a fez ser a primeira escritora bilionária.

como nao chegar ao fracasso

O que muitos definem como sorte simplesmente não existe.

Mas é bastante comum ouvir alguém definir o sucesso do outro dessa maneira. Muitas vezes até mesmo para justificar seus próprios fracassos.

Entender que você não tem bons hábitos é o passo número 1

como nao chegar ao fracasso

Os hábitos fazem parte de grande parcela do nosso dia. Cerca de 45% para ser mais exata. Isto é, passamos quase metade do tempo no “ok”, tomando decisões baseadas em algo já estabelecido em nossa mente.

Se você passa quase metade da sua vida criando hábitos corrosivos ou que nada ajudam para a conquista dos seus objetivos, como esperar bons resultados?

Você já passou por isso? Ter algo super importante para fazer e ainda assim, ficar empurrando com a barriga, deixando para depois?

Você deixa para declarar o imposto de renda na última hora, estuda na véspera da prova, nunca começa a se exercitar e ainda se pergunta por que as coisas estão dando errado.

Isso tem nome. Procrastinação.

Esse é um mal que atinge bilhões de pessoas no mundo. Você não está sozinho. Mas entenda que não é um: “unidos venceremos!” É não estar sozinho no sentido alerta… 

Se você ainda não entendeu que ser procrastinador ou ter maus hábitos é algo ruim para seu corpo e mente: cuidado!

“Mas Jessika, tudo bem. Eu sei que está tudo errado, porém eu simplesmente não tenho forças para começar.”

Pode parecer a expressão mais simples que você lerá hoje, mas faz todo o sentido: Comece começando. Mesmo que seja um pequeno passo, vai ser ele que vai ser seu ponto de ignição.

Você já viu alguém chegar ao meio e ao fim de alguma tarefa sem começar? Muito provavelmente não. 

Quando mais nova, eu era atleta de alto rendimento no Judô. Pratiquei o esporte por 8 anos e competi muitas vezes. Naquela época era muito simples pra mim ter uma boa saúde conectada ao esporte.

Porém, uma lesão me derrubou em 2013 e me levou ao fracasso. 

3 anos depois eu me deparei com uma das piores fases da minha vida.

Minha saúde estava literalmente um lixo.

Eu respirava mal, comia mal, dormia mal, sentia dores em todo o corpo e definitivamente não me sentia feliz.

Eu não sei qual batalha você está travando agora, mas sei que todos temos uma força extra lá no fundo capaz de nos puxar para o topo mesmo quando ninguém mais acredita na gente.

Eu tinha engordado mais de 1/3 do que eu pesava na época. Faça as contas. Imagine que você pesa 60KG. É como se você tivesse engordado mais de 20KG.

Quando eu decidi dar definitivamente um basta e recomeçar, mergulhar de cabeça e colocar minha saúde em primeiro lugar, os resultados chegaram.

Hoje tenho minha saúde e minha felicidade de volta. 

Mas eu preciso dizer que não foi fácil. Que muitas coisas me puxavam pra baixo pro fundo do poço. E sabe por que essas coisas me puxavam? Por que eu deixava.

Quando você toma 100% de responsabilidade sob tudo que acontece na sua vida, o jogo muda. Mudar as percepções e definir minhas metas com clareza foi muito difícil, mas recomeçar foi desesperador. 

Eu não sabia como e o que fazer. Eu estava perdida no meu próprio fracasso.

Por isso eu estou aqui escrevendo esse artigo para você.

Eu quero te mostrar uma maneira mais leve e direta de chegar lá! 🙂

Vamos entender os 10 motivos que te levam ao fracasso e a como se livrar de todos eles! Vem comigo! =D

1. Você não tem clareza do que realmente quer

como nao chegar ao fracasso

“Uma meta sem um plano é só um desejo.”

Tenha muito claro em sua mente o por que daquela mudança.

“Por que eu quero emagrecer?”

“Por que eu quero mudar de emprego?”

“Por que eu quero ser um autodidata?”

“Por que eu quero poupar dinheiro?”

Responda as suas perguntas antes de iniciar sua caminhada rumo à mudança. Entenda o real motivo de estar lutando por aquele objetivo.

ps: “porque sim” não é resposta! 😉

2. Você começa querendo mudar o mais difícil

como nao chegar ao fracasso

Provavelmente você tem uma lista de coisas que gostaria de mudar flutuando em sua cabeça. Mas por algum motivo você decide mudar o hábito mais difícil de cara.

Quando você faz essa escolha, seu cérebro, setado para a zona de conforto vai trabalhar 100x mais para te fazer voltar pro ponto inicial.

Portanto, comece com hábitos e mudanças simples quebradas em blocos.

Vou ter dar 2 exemplos práticos, ok? 😀

1 – Se você quer emagrecer, não seja radical cortando tudo que gosta de comer da noite pro dia. O processo de reeducação alimentar é árduo e necessita no mínimo 90 dias para as primeiras adaptações.

Comece diminuindo as quantidades dos alimentos nocivos á sua saúde. Ex: Se eu bebo 2 latas de refrigerante por dia, beberei 1 durante 2 semanas e após, beberei uma mini lata. Depois, beberei a cada 3 dias, 1 semana, 1 mês, até eu notar que não precisarei mais daquele alimento.

Você vai se sentir tão bem sem ele que não vai entender por que fazia aquilo com seu organismo! 😉

2 – Você quer ler 30 páginas de algum livro todos os dias? Divida em blocos para facilitar sua evolução naquele hábito. Ex: 15 páginas na hora do almoço e 15 páginas antes de dormir. Depois de alguns dias, você estará preparado para ir aumentando os blocos.

3. Você adia tarefas que podem ser feitas naquele exato dia ou momento

como nao chegar ao fracasso

Algumas vezes, até mesmo uma semana pode ser um futuro muito distante quando temos tendência para procrastinação.

Um hack que dá muito certo é viver em compartimentos diários fechados, deixando os problemas de cada dia para cada dia.

Parece complexo?

O maior truque é planejar o seu próximo dia ainda na noite anterior.

Pega aquela sua enorme lista de tarefas (que você procrastina para fazer) e escolha no máximo três delas. Essas tarefas são as mais importantes pra você fazer no dia seguinte. Se for precisar de algo específico, já deixe preparado na noite do dia anterior.

Ex: Se uma das suas tarefas mais importantes é finalmente começar a se exercitar, na noite anterior já deixe separado seus materiais, sua roupa para o exercício, o que irá comer…

Assim que acordar, visualize essa lista de três coisas mais importantes e coloque intenção de verdadeiramente realizá-las no seu dia.

Pense nos problemas que virão se você as deixar para depois.

4. Você não isola o seu “eu procrastinador”

como nao chegar ao fracasso

Um procrastinador tende a confiar muito em um futuro inexistente levando ao fracasso.

Ele geralmente diz algo como:

“Não vou estudar hoje porque estou cansado, mas amanhã vou estudar o dobro para compensar!”

Ou “Vou comer esse lanche gorduroso hoje no final de semana, mas é o último. Segunda-feira começo a academia.”

Isso definitivamente não funciona. O seu futuro não é mais potente do que o seu presente. 

5. Você espera estar 100% preparado para começar

como nao chegar ao fracasso

“Antes feito do que perfeito.”

Quantas vezes você já disse pra si: “Quando eu conseguir tal feito, eu começo.”

As pessoas tendem a achar que não são capazes daquilo ou que não estão preparadas para os seus objetivos. Elas comparam seus bastidores com o palco das outras pessoas.  

“Quando eu tiver mais dinheiro, vou conseguir investir em mais conhecimento para começar.”

“Quando eu chegar a idade X, terei mais experiência.”

“Quando eu mapear a pessoa Y, vou entender como fazer.”

Se você esperar o dia em que vai se sentir preparado, não começará nunca. Sabe por que?

Por que você nunca se sentirá preparado com esse mindset. E quando perceber, terá se arrependido do que não fez e sentirá um vazio com o seu fracasso

6. Você aceita o que o seu cérebro impõe

como nao chegar ao fracasso

O seu cérebro foi setado pra te impedir de fazer coisas que poderiam te levar ao fracasso. Há bilhões de pessoas no mundo e cada uma delas tem uma ideia ou um dom incrível.

E talvez, diante disso tudo, você ache que o que está faltando seja motivação.

E isso muito provavelmente não é verdade. 

Nós não fomos desenhados para fazermos coisas que são desconfortáveis, que assustam ou que são difíceis. Nossas mentes foram desenhadas para nos proteger disso tudo. Afinal de contas: nosso cérebro está tentando nos manter vivos.

E para mudarmos, criarmos novos hábitos, um negócio, sermos melhores pessoas, implementarmos nossas ideias e tudo que pensamos valer a pena: teremos que fazer as coisas difíceis. Coisas que são incertas, que geram medo.

É exatamente isso que cria esse problema para nós.

Você pode sempre tomar uma decisão. O fracasso está sempre sob o seu controle. 

Não são as pessoas mais espertas que alcançam o sucesso. São as pessoas que procrastinam menos, as que dão menos desculpas para agir. Nossa indecisão é uma derrota para as nossas oportunidades.

7. Você coloca a culpa do seu fracasso nos outros e no mundo

como nao chegar ao fracasso

95% das pessoas no mundo estão situadas no mindset de vítimas. Elas culpam o governo, os pais, os amigos, o emprego, seu corpo e seu suposto destino por todas as coisas erradas em sua vida.

“Mas Jessika, o que as outras 5% fazem?”

Elas entendem que a mudança vem delas, não para elas.

Complexo? Vou explicar.

Quando eu percebi que a culpa de todo o fracasso que estava acontecendo era minha, eu entendi que a grande mudança deveria partir de mim e não do “apoio” de alguém.

Não estou dizendo que não é importante ter pessoas ao seu lado te apoiando. Mas você entende que o passo inicial precisa ser seu e não delas?

“As pessoas não mudam por que você quer. Elas mudam por que elas querem.” – Gabriel Goffi

Dica Bônus

como nao chegar ao fracasso cumprir metas e objetivos

Ufa! Se você leu até aqui, é por que tem alguma coisa aí dentro te mostrando que a hora de mudar é agora!

Como prometi no título desse artigo, separei um bônus para você. É um exercício que aprendi com o Henrique Carvalho que me ajudou e continua ajudando! =D

Eu fiz algumas adaptações para otimizar para mim. Testa e veja se você também quer adaptar algo. Fique à vontade. 

O exercício se baseia em fazer um diário. Isso mesmo, você não leu errado!

Mas calma. Não é um diário como aqueles da nossa adolescência. É um diário que exerce o sentimento de missão cumprida e gratidão.

Eu uso o app Evernote para fazer, mas você pode usar o Word, Bloco de notas, Google Docs ou as próprias notas do seu celular para isso.

Como fazer

Tenha uma lista de 7 perguntas para serem respondidas todos os dias antes de dormir. Não se preocupe, você não gastará 10 minutos para responde-las e o resultado é incrível! 🙂

Essas são as perguntas que respondo todos os dias (você pode usá-las se quiser :D).

1 – O que eu conclui/realizei hoje? 

Liste aqui as coisas que você fez naquela data.

2 – Do que eu me orgulho de ter acontecido/feito hoje? 

Cite algo de muito bom que você viu ou fez naquele dia.

3 – Qual o agradecimento de hoje (Exercício de gratidão)

Aqui você vai colocar qualquer coisa que tenha acontecido naquela data que você possa agradecer. Desde ouvir uma musica da qual amou até um grande acontecimento. 

4 – Quais obstáculos eu tive hoje que me impediram de produzir mais?

Cite aqui algo que te fez procrastinar ou adiar tarefas importantes. Você pode colocar também algum empecilho que te fez trabalhar menos do que esperava em seus projetos.  

5 – Qual nota de 0 a 10 mereço hoje?

Seja justo nessa parte. Não se rebaixe sendo duro demais, mas também não facilite as coisas. 

6 – Um sentimento ou expressão que defina a conclusão dos seus sonhos

Coloque uma frase que gosta aqui, que viu naquele dia, uma auto afirmação ou até mesmo uma palavra que defina a realização das suas metas.

7 – Quais são as minhas 3 prioridades para amanhã?

Liste aqui suas três principais missões do dia seguinte. Aquilo que deve ser concluído sem desculpas. 

Acredite, esse exercício fara toda a diferença!

Não se esqueça de datar todos os dias e ver a evolução das suas ideias depois. =D

E-Book grátis

Para te ajudar ainda mais, produzi um E-book que mostra as 10 melhores estratégias que as pessoas bem sucedidas usam para concretizar todas as suas metas!

O Download é super simples e rápido!

Te vejo do outro lado? 😉

como nao chegar ao fracasso


Espero que esse artigo tenha lhe ajudado! Não se esqueça de compartilhar ele com algum amigo (a) que esteja precisando. <3

Me conta aqui nos comentários o que achou de tudo isso. o/

Muuuuito obrigada pela presença! Vou ficando por aqui. Desejo muito sucesso e boas escolhas para você!

Gostou deste artigo? Assine a lista VIP gratuita e receba mais conteúdos inspiradores! 😀

 

21 primaveras completas. Empreendedora e blogueira apaixonada pelo mercado digital e a conexão entre pessoas online.

Criou conteúdos para sites, é amante de produção audiovisual, ingressou no e-commerce, social media e marketing digital.

Sua missão é inspirar pessoas a subirem para o próximo nível, mostrar que a revolução pessoal e digital está apenas no começo e que ainda há muito o que ser criado todos os dias.

“Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje.” – Karen Lumb

Jessika Mendes

21 primaveras completas. Empreendedora e blogueira apaixonada pelo mercado digital e a conexão entre pessoas online. Criou conteúdos para sites, é amante de produção audiovisual, ingressou no e-commerce, social media e marketing digital. Sua missão é inspirar pessoas a subirem para o próximo nível, mostrar que a revolução pessoal e digital está apenas no começo e que ainda há muito o que ser criado todos os dias. "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje." - Karen Lumb